Histórico
A primeira sessão solene realizada em 24 de agosto de 1989, a posse da primeira diretoria e conselho diretor.
Os profissionais de engenharia de mecânica e industrial, com atuação em Brasília, até a criação da FENEMI, faziam parte da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais que congregava profissionais de nível superior e de nível médio.
A AMES organizou o Primeiro Congresso de Engenharia de Segurança de Belo Horizonte.
Após acolhimento por parte da presidência do CONFEA, a FENEMI está sediada em prédio de Brasília/DF
É eleito para um mandato de dois anos o primeir presidente da AMES: João Antônio da Silva, natual de Ponte Nova/MG.
Inspirados nos objetivos do CONFEA um grupo de engenheiros mecânicos brasileiros com atuação em diversos estados resolveu fundar, em 10 de julho de 1990 , a FENEMI Federação Nacional de Engenharia Mecânica.
A profissão de engenheiro mecânico foi realmente reconhecida quando as primeiras máquinas à vapor foram produzidas (fim do século XVIII), que com uma grande diversidade dessas máquinas criou-se uma nova área da engenharia: a Engenharia Mecânica, oficialmente em 1847.
Historicamente a engenharia mecânica está marcada pelos primeiros projetistas e inventores de mecanismos movidos por tração humana, animal, ou efeitos da natureza, como: ação da água ou do vento. Aqui podemos citar os mecanismos ainda hoje conhecidos: a roda, roda d’agua, catapulta, catavento, entre outros. E por isso não existe…Read More
Comentários