Os presidentes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) e da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) do Brasil assinaram um protocolo de cooperação.
O encontro entre Waldimir Teles (Fenemi) e Mário Velindo (ISEC) foi marcado por um debate aprofundado sobre os desafios que a transição digital impõe às áreas da engenharia mecânica e industrial, sectores estratégicos para o desenvolvimento sustentável e competitivo dos países representados.
Ambas as entidades destacaram a necessidade de preparar profissionais e investigadores para enfrentar as mudanças significativas impulsionadas pelas tecnologias digitais, inteligência artificial e automação.
Durante a reunião foi discutida a possibilidade de estabelecer ligações com parceiros de ambas as instituições, visando fortalecer a colaboração nas áreas de formação, certificação e investigação científica e tecnológica. Estes acordos poderão contribuir para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas fomentando o intercâmbio entre as duas instituições.
Waldimir Teles destacou o papel da Fenemi na promoção do desenvolvimento da engenharia e reafirmou o compromisso da Federação em apoiar iniciativas que fomentem a organização de cursos de actualização aos associados, oportunidades de estágio, orientação vocacional/profissional, apoio e intercâmbio entre profissionais nas diversas modalidades. Com isto “pretende-se atingir a excelência técnica e científica nestes países lusófonos”, referiu.
Por sua vez, Mário Velindro sublinhou a importância da parceria: “A colaboração entre instituições de ensino superior e organizações profissionais é essencial para promover a inovação e a competitividade nos sectores tecnológicos. Estamos confiantes de que esta parceria com a Fenemi poderá trazer benefícios significativos para ambas as partes.”
A reunião foi considerada produtiva e promissora, representando um passo importante para estreitar os laços entre o ISEC e a Fenemi, com foco no avanço das competências e na consolidação da engenharia como pilar estratégico do futuro digital.
Comentários