Notícias

Agora é que São Elas discute futuro da presença feminina no AVAC&R

A iniciativa teve o patrocínio das empresas: Diamante (Chemours, Fullgauge, Heating Cooling, Star Center) – Ouro (Daikin, Grupo Rodriguez, Nexoar, Sicflux, Trane e Trox) – Prata (Aeristecnologia, Bitzer, Camfil, Cepera, DAS, Fidalga, Planenrac e VN Comunicação)

 

O Sindratar-SP e a ASHRAE promoveram no último dia 5 de dezembro o evento "Agora é que São Elas ", para destacar a participação feminina no setor de AVAC&R. Durante a abertura o presidente do Sindratar-SP, Carlos Eduardo Trombini, agradeceu a participação de todos e desejou que esta seja a primeira de muitas edições. O mesmo propósito foi defendido pelo presidente da ASHRAE Brasil, Bruno Martinez, que destacou a participação de mais mulheres na entidade.


Uma das novidades apresentadas no evento pelo presidente do Fenemi, Marco Aurélio Candia Braga foi a decisão do CONFEA de instituir o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia.


O diretor Regional do Senai-SP, Ricardo Terra, apresentou um pouco do trabalho do Senai e reforçou que a instituição está focada para atender às demandas do mercado, sempre com uma atuação no campo da inovação e tecnologia.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf foi representado pela diretora titular do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp e Ciesp, Grácia Fragalá. Segundo ela foi uma honra participar de um evento que coloca em pauta um tema tão relevante quanto a participação da mulher no segmento industrial, que ainda é predominantemente masculino.”


A representante da Chemours, Joana Canozzi, destacou o fato de sua empresa abir oportunidades para as mulheres. “Precisamos mostrar às mulheres que é possível atuar dentro do setor de refrigeração”.
A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, do governo Federal, Naura Requia Schneider, afirmou ser importante para o governo se aproximar das questões que envolvem esse universo, uma vez que cabe à Secretaria criar políticas públicas que permitam às mulheres exercerem sua cidadania dentro da sociedade brasileira.


O evento contou com dois painéis que discutiram a presença feminina no setor de climatização e refrigeração, e a Qualidade Profissional no Mercado de Trabalho. As palestrantes Carmosinda Santos, Leylla Lisboa, Gracieli Davince, Maíra Macedo, Simone Bálsamo é Patricia Corrêa, falaram de suas experiências e emocionaram a plateia com suas histórias de vida.


Ao final houve uma homenagem especial às mulheres que mais se destacaram junto ao Setor. Cada uma recebeu um troféu elaborado especialmente para a data. Os presentes também participaram de um sorteio com brindes fornecidos pelos patrocinadores.
Para Trombini a experiência foi bastante positiva e mostrou que o Sindratar-SP está no caminho certo. "Nosso setor tem um campo muito amplo com totais possibilidades para as excelentes profissionais que estão disponíveis no mercado."


Entidades apoiadoras: Sindratar-BA, Sindratar-PR, Sindratar-RJ, Sindratar-SP, Comitê de Climatização e Refrigeração, Sindiar, Smacna, Abrava, Anprac, Asbrav, Fenemi, Revista do Frio, SBCC, Senai-SP.

Fonte: Sindratar-SP

Reunião extraordinária encerra atividades das Câmaras Especializadas durante o XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial

Termina nesta quinta-feira (25) o XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI). A última reunião da CCEEI (Coordenadoria de Câmaras Especializadas da Engenharia Industrial) foi realizada também nesta quinta. O evento está acontecendo na Universidade Univille, em Joinville (SC) desde o dia 23.


Durante a reunião, ficou registrada a ausência dos conselheiros federais nas reuniões e no Congresso, fato lamentado pelos coordenadores. Houve críticas à participação de quatro conselheiros federais no Congresso da Asme, que acontecerá nos EUA. “Temos que valorizar as coordenações, os nossos congressos nacionais, não se deve deixar de lado, pois a nossa engenharia precisa se unir mais. Estamos vendo movimentação da elétrica e da civil na formação de seus conselhos e devemos tomar ações para que isso não ocorra”, afirmou Juarez Botelho da Costa Junior, coordenador da CCEEI.


XVIII CONEMI - Durante o Congresso, foram apresentadas inúmeras palestras, mini-cursos e visitas técnicas debatendo o tema “O Futuro das Energias Sustentáveis e os Desafios para a Engenharia Industrial” ministradas por profissionais renomados de diversos Estados brasileiros.


A palestra magna "Perspectivas para as novas fontes renováveis de energia no brasil - uma visão acadêmica e industrial" foi quem deu início, no primeiro dia, do evento. Já no segundo dia foram ministrados os temas “Digitalização das Industrias” e "Competitividade e propriedade intelectual: mais que um desafio para as empresas e para o Brasil”.

Para concluir os três dias de Congresso o sul-mato-grossense Luiz Fernando da Silva Borges, de 20 anos, ministra, a partir das 19h, a palestra de encerramento “Prendendo fantasmas em robôs”, Luiz é nacionalmente conhecido por suas pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Biomédica.


Além das palestras, teve também visitas técnicas em Corporações Industriais de marcas mundialmente conhecidas como Brastemp e Consul onde os participantes viram de perto a rotina da empresa.
O encontro reuniu profissionais de Engenharia do Confea/Crea e Mútua, pesquisadores, professores e acadêmicos do curso de engenharia de todo o país. Os participantes terão acesso ao certificado no site da Conemi, que disponibilizara assim que encerrar o Congresso.

Palestra magna sobre perspectivas de fontes renováveis para o Brasil deu início ao XVIII CONEMI

O XVIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI) começou na noite dessa terça-feira (23), com o tema “O Futuro das Energias Sustentáveis e os Desafios para a Engenharia Industrial”. O evento vai até o dia 25 e ocorre na Universidade Univille, em Joinville (SC).

Serão três dias de Congresso dividido entre palestras, mini-cursos e visitas técnica. A palestra magna "Perspectivas para as novas fontes renováveis de energia no brasil - uma visão acadêmica e industrial" deu início, no primeiro dia do evento ministrada pelos professores Claudio Mello e José Carlos Minuzzo.

Ao longo do evento terá também, no segundo dia, os temas “Digitalização das Industrias” e "Competitividade e propriedade intelectual: mais que um desafio para as empresas e para o Brasil”. E no último dia a palestra de encerramento “Prendendo fantasmas em robôs”.

O encontro tem como objetivo, reunir profissionais de Engenharia do Confea/Crea e Mútua, pesquisadores, professores e acadêmicos do curso de engenharia de vários estados para agregar e compartilhar experiências.

Os participantes receberão um certificado que será disponibilizado pelo site da Conemi no final do Congresso. 

CONEMI: Luiz Fernando da Silva Borges apresenta palestra hoje

A palestra de encerramento do XVIII CONEMI é com o jovem sul-mato-grossense, de apenas 20 anos, que já desenvolve relevantes pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Biomédica. Luiz Fernando da Silva Borges profere a apresentação “Prendendo fantasmas em robôs”, a partir das 19h desta quinta-feira.

Nos últimos 3 anos, Borges desenvolveu pesquisas e tecnologias na área de Engenharia Biomédica com: modelagem estatística de processos termodinâmicos para amplificação de DNA; próteses robóticas de membro superior com feedback tátil; dispositivos de monitoramento do sono para a regulação do ciclo circadiano e interfaces cérebro-máquina de loop fechado embarcadas em sistemas de processamento distribuído para a comunicação com pessoas inicialmente classificadas em estado vegetativo ou coma.

O jovem já foi laureado com mais de 60 prêmios como resultado de suas participações em feiras de ciências e engenharia nacionais e internacionais, sendo o primeiro e único brasileiro a receber os prêmios de primeiro lugar e melhor da categoria, em Engenharia Biomédica, na maior feira de ciências e engenharia do mundo: a Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF). Além disso, recebeu também o prêmio concedido pelo MIT Lincoln Laboratory, por meio do programa Ceres Connection, tendo seu nome submetido para a International Astronomical Union (IAU), que nomeou o asteroide (33503) Dasilvaborges, em sua homenagem.

O palestrante já participou do programa “Conversa com Bial” com o apresentador Pedro Bial na rede Globo, contando suas experiências em desenvolvimento em pesquisas em engenharia biomédica e sobre sua nova criação: uma máquina que lê estímulos cerebrais de pessoas em estado vegetativo e os traduz em palavras.

A palestra “Prendendo robôs em fantasmas” será realizada hoje, às 19h, no encerramento do XVIII CONEMI, na Univille, Joinville, SC.

XVIII CONEMI é marcado pelo lançamento Nacional da Revista TORRE do TOMBO

Em momento único de congraçamento da engenharia mecânica e industrial, o lançamento da Revista TORREdoTOMBO para o âmbito Nacional marca o CONEMI, maior congresso da Engenharia Mecânica e Industrial nacional.

A Revista de caráter interdisciplinar reúne em publicação única os temas de suma importância para a engenharia mecânica e industrial nacional. Dialogando com a sociedade e com a comunidade técnica e acadêmica a TORREdoTOMBO traz, de forma inovadora, aos seus leitores, abordagens multidisciplinares e de fácil assimilação.

"A Torre do Tombo é uma iniciativa ousada e inovadora no âmbito do associativismo,  pois propõe reflexões que extrapolam as questões técnicas e assim provoca interações multidisciplinares "

Luiz Marcelo P. Chaves

Administrador e empreendedor

 “Buscamos contribuir para o desenvolvimento da engenharia nacional, com foco em uma pauta unificada, concisa e necessária ao atual cenário nacional. Estamos abertos a novas ideias e contribuições, portanto encaminhem sugestões!” convoca Gutemberg Rios, Diretor Geral e idealizador da Revista.

Leia a revista acessando o link Revista Torre de Tombo na capa do site ou clique aqui.

Em reunião de Câmaras Especializadas, presidente da FENEMI divulga ações da entidade

Nessa segunda-feira, 22, às vésperas do CONEMI, a cidade de Joinville recebeu a reunião da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial (CCEEI). Durante o encontro, o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI), eng. mec. Marco Aurelio Candia Braga, apresentou as ações já realizadas pela Federação em todo o Brasil e adiantou o planejamento para o próximo ano.

Na oportunidade, o presidente da FENEMI falou sobre as iniciativas lideradas pela entidade no ano de 2018, tais como implantação de assessoria de imprensa, canais de comunicação, apoio a eventos e participação em chamamentos públicos para captação de recursos com vistas à promoção de eventos. “É um compromisso nosso, estender a atuação da FENEMI por meio da promoção de cursos, palestras para profissionais, acadêmicos e estudantes. Queremos fomentar o interesse nas Engenharias e aproximar os profissionais e sociedade da entidade”, afirmou Marco Aurélio.

O planejamento de eventos em 2019 também foi apresentado durante a reunião. Marco Aurélio ressaltou a importância do CONFEA e da MÚTUA que, por meio dos editais de chamamento público e patrocínio, permitem às entidades a oportunidade de promover tais eventos. A FENEMI também atua no apoio aos eventos nacionais do setor.

Na prévia da realização do maior congresso da Engenharia Mecânica e Industrial nacional, o presidente da FENEMI ressaltou a importância da realização do CONEMI, anualmente, que está na sua décima-oitava edição. “É um evento de promoção da integração social entre academia e mercado, uma excelente oportunidade para atualização de conhecimento, troca de experiências e divulgação de tudo que há mais atual na área”, afirmou.

Na ocasião, o representante da CCEEI na comissão de harmonização CAU x CONFEA e segundo vice-presidente da FENEMI, eng. mec. Josias Gomes Ribeiro Filho, ressaltou a importância da da presença da entidade nas reuniões da Comissão. Para finalizar, Marco Aurélio solicitou o apoio dos coordenadores na criação de Abemec’s nos estados em que não há associação.

Jovem cientista, que será um dos palestrantes do CONEMI, tem atuação destacada em matéria na revista Exame

O cientista sul-mato-grossense Luiz Fernando da Silva Borges, 20 anos, natural de Aquidauana, teve seu trabalho destacado em matéria da publicação nacional Revista Exame, veiculada no site, nesta sexta-feira (5).

Borges desenvolveu um sistema que permite comunicação com pacientes em coma. O jovem será um dos palestrantes presentes no XVIII CONEMI, que acontece entre os dias 23 a 25 de outubro, em Joinville (SC).

O jovem cientista já carrega grandes conquistas na sua carreira. Em 2016 e 2017, foi vencedor no Intel International Science and Engineering Fair, na categoria engenharia biomédico. O reconhecimento ajudou Luiz a desenvolver o computador capaz de traduzir sinais do cérebro de pacientes em coma.

A previsão é que até o final do ano, Luiz Fernando possa testar o aparelho portátil em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.

Luis Fernando fará sua palestra no CONEMI no dia 25 de outubro. As inscrições estão abertas até o dia 19 de outubro e podem ser realizadas no site: http://conemi.org.br

Confira matéria completa em https://exame.abril.com.br/ciencia/brasileiro-de-20-anos-cria-sistema-de-comunicacao-com-pessoas-em-coma/

ABEMEC-RS promove XI SEEMI

Entre os dias 1º e 3 de outubro, a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção Rio Grande do Sul (ABEMEC-RS) promove o XI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, o maior evento da entidade. Nesta edição, a cidade de Erechim recebe o encontro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). O evento conta com o apoio da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI).

O evento será realizado conjuntamente com o IV CONIGTI-Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação, promovido pela Universidade. De acordo com o presidente da ABEMEC-RS, eng. mec. Carlos Silveira, “o principal objetivo com a realização do nosso XI SEEMI será, como sempre, o intercâmbio de conhecimentos técnicos entre indústria, profissionais, educadores e alunos, proporcionando assim a aproximação destas importantes áreas da nossa sociedade tecnológica”

SEEMI - Promovido anualmente, o evento é itinerante, promovido sempre em uma cidade do estado, em parceria com uma universidade que possua cursos de Engenharia, na área Industrial Mecânica. O SEEMI já foi realizado nas universidades: PUC-RS em Porto Alegre, UNISC em Santa Cruz do Sul, FEEVALE em Novo Hamburgo, FAHOR em Horizontina e UNIVATES em Lajeado. O evento conta com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS)  e da MÚTUA-RS.

A programação completa pode ser conferida no link: http://bit.ly/2xChQQx

ABEMEC-RS – A Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, Seção RS, abrange e congrega associados, profissionais de todo o estado do Rio Grande do Sul, das áreas Mecânica e Industrial como: Metalúrgica, Naval, Aeronáutica, Automobilística, Produção e outras congêneres.

 

Inscrições abertas: It Fórum Expo 2018 acontece em outubro

Nos dias 17 e 18 de outubro acontece o It Fórum Expo 2018, encontro que reúne profissionais do TI debatendo a tecnologia de informação e o futuro do setor no país. O evento acontece no centro de convenções e exposições Transamérica Expo Center, de São Paulo e conta com o apoio da (FENEMI) Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial.

O encontro tem como proposta discutir o cenário dos setores econômicos, como Transportes, Supply Chain, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Vendas, Finanças e Compras. Além de debater maneiras para impulsionar organizações, carreira de profissionais de TI e de profissionais de outras áreas, que tem a tecnologia como ferramenta de trabalho.

O evento soma mais de 150 palestrantes de empresas como Senior Sistemas, Avaya, IBM, iFood, Coca-Cola Andina, SAP e Banco Santander. Com participação da humanoide Sophia e o CEO da Hanson Robotics, seu criador, além de presidentes de empresas como Oracle, Microsoft, IBM, Korn Ferry, Whirlpool, Flapper, Agibank, Great Place to Work, SAP, Cisco e Cubo.

O principal objetivo do IT Forum Expo, é apresentar estratégias para o Brasil se tornar um país inovador e inclusivo, tendo a tecnologia como a ferramenta que impulsiona não só o país mas, carreiras para um futuro melhor, no cenário de uma transformação digital, de uma sociedade 5.0.

As inscrições para participar do encontro já estão disponíveis com as seguintes opções de credenciais: Discovery, Connect, Immerse, CXO e Masterclass - todas com acesso as apresentações e experiências durante todo o evento. Engenheiros Mecânicos que se inscrevem no acesso Immerse e MasterClass com o cupom ABMEC30 ganham 30% de desconto.

Para mais informações e inscrições acesse o site: http://www.itforumexpo.com.br

FENEMI apoia a 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, que acontece em novembro no Paraná

A Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) apoia a 9ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo. Nesta edição, Curitiba (PR) foi escolhida para sediar o principal evento de construção sustentável da América Latina que será entre os dias 5 e 7 de novembro, no Salão Principal da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP).

O evento busca reunir a cadeia produtiva da construção sustentável para fomentar o conhecimento e a tecnologia voltados à geração de negócios oferecendo conteúdo técnico de expressividade aos profissionais, gestores públicos e acadêmicos de áreas como construção, arquitetura, engenharia, agronegócio, sustentabilidade, habitação e outras.

Ao todo serão mais de 40 sessões educacionais divididas entre palestras, apresentação de trabalhos técnicos, além de workshops, eventos de networking e visitas técnicas em edifícios de destaque, abordando diferentes segmentos de energias renováveis e soluções de sustentabilidade.

Neste ano, o evento será realizado simultaneamente a outros dois eventos que tem finalidades em comum com a Greenbuilding, sendo a 5ª edição do Smart Energy Paraná, voltado à eficiência energética e energias renováveis, e o ASHRAE Brasil Chapter, sobre a eficiência energética em edificações. Ambos com objetivo de discutir a importância da utilização de fontes renováveis de energia para o desenvolvimento, despertar conhecimento técnico sobre o tema e promover a geração de negócios.

Página 1 de 7